Oriente Medio - Petra, parte 1

Nossa idéia incial era acordar bem cedo e partirmos em direção a Petra para pegarmos a luz do início do dia que segundo os entendidos deixa ainda mais bonitas as paredes de rocha esculpidas.

Só que não foi bem assim que a coisa aconteceu. Pra encurtar a história, ao pegarmos o carro de manhã, notamos que o GPS nao ligava. A bateria tinha acabado porque o carregador nao estava funcionando. Fomos até a locadora, mas não havia outro GPS disponível. Decidimos então encarar a estrada só com mapinha e algumas indicações. Não dava pra morrer na praia e perder o melhor da viagem. A outra opção seria ir de taxi, o que não combina muito com a gente, além de ser um custo a mais (cerca de JOD 50)

Pé na estrada

Você sabe que está no Oriente Médio quando...


Petra fica numa região chamada Wadi Musa, mais ao norte de Aqaba. Tirando um pequeno desvio na saída da cidade que pegamos por causa de uma obra, o trajeto é muito simples. Paramos num posto de gasolina na para abastecer e não termos que parar na estrada. O combustível é muito barato, cerca de R$ 1,30/litro. A estrada é muito boa (não é preciso alugar um carro tipo off-road), bem sinalizada e sem pedágios. É preciso pegar a estrada 15 e seguir por uns 100km, passando pelo deserto Wadi Rum, até a saída que indica a estrada chamada King’s Way. A partir daí, você percorre mais uns 20km num trajeto mais sinuoso que te obriga a ir mais devagar. Várias placas indicam o caminho até a entrada do parque arqueológico. O trajeto todo dura cerca de 2h.


Na direção certa!


Estacionamos bem perto da entrada do parque. Chegando lá, você deve se dirigir a bilheteria (visitors center) e escolher o seu ingresso dentre algumas opções. Pra começar, visitantes de um dia ou provenientes de algum cruzeiro (dessas excursões tipo bate-e-volta) tem preço diferenciado (JOD 90) daqueles que tiveram ao menos um pernoite na Jordânia. Vale fazer uma conta rápida pois a economia na diária pode não compensar. Se você não é um day-visitor depois é só escolher se quer o ingresso para 1, 2, ou 3 dias (JOD 50, 55 e 60, respectivamente). No site do parque (http://www.petrapark.com) há muitas informaçòes sobre horários, preços e transporte.

Estacionamento na porta


Os detalhes de Petra ficam para o próximo post. Aguarde!

Comentários

  1. Oi Bia!
    Petra está na minha "wish list". Sou doida para conhecer a Jordânia. Sua primeira foto está linda!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas